sexta-feira, 30 de julho de 2010

Lost



Lost é uma série de televisão norte-americana que narra as aventuras de um grupo de sobreviventes a um acidente aéreo numa misteriosa ilha do Oceano Pacífico. A série é uma combinação de drama, suspense e aventura. O conceito foi desenvolvido por J.J.Abrams, Damon Lindelof e Jeffrey Lieber, sendo que Abrams dirigiu o episódio piloto.


A série é produzida pela ABC Studios e Bad Robot Productions e apresentado originalmente nos Estados Unidos pela rede ABC, entre 22 de setembro de 2004 a 23 de maio de 2010, num total de 121 episódios, de aproximadamente 45 minutos cada, em 6 temporadas.


O espetáculo se tornou um sucesso generalizado pelos diversos países em que ele está sendo apresentado, chegando a ter somente em sua primeira temporada, uma média de 16,1 milhões de telespectadores somente nos Estados Unidos, já entrado como parte da cultura popular norte-americana e ter sido referenciada em múltiplos programas de televisão, comics, músicas, etc..


Também tem sido agraciado por inúmeros prêmios, entre os quais um Globo de Ouro e seis Prêmios Emmy. A série é formada, em sua maior parte, por episódios de aproximadamente 45 minutos cada, que são combinados pela ação na ilha através de uma série de “flashbacks” relativos a alguns dos personagens.


Estes “flashbacks” servem para implicar a um personagem por episódio, mas às vezes acontecem referências cruzadas entre eles, o que permite o avanço e se conheça mais sobre a vida dos ditos personagens.


Os capítulos podem conter também múltiplos enigmas e situações sem explicação aparente. O espetáculo é composto por vários tipos de “flashbacks”, sendo que o mais comum é aquele que mostra parte da vida do personagem antes de tomar o avião.


A partir do último episódio da terceira temporada, começou-se a introdução dos chamados “flashforwards”, que consistem mostrar momentos futuros de uma determinada ação na ilha. Desde então, em certas ocasiões são mostradas “flashbacks” e “flashforwards” dentro de um mesmo episódio.


O espetáculo como um todo, narra os acontecimentos do vôo 815 da Oceanic Airlines, que fazia a rota Sidney, na Austrália, a Los Angeles, nos Estados Unidos. Devido a diversos problemas ocorridos durante o vôo, o avião teve que desviar sua rota depois de perder as comunicações e acaba caindo numa ilha do Pacífico, deixando um grupo de sobreviventes no meio do nada.



Na quarta temporada são mostradas as razões de não haverem nenhum resgate pouco tempo depois do choque. Um submarino que buscava os restos do avião acaba encontrando um outro avião, que havia caído no mar em outra ocasião e pertencente à mesma companhia, o que faz acreditar que todos os passageiros acabaram sendo mortos e como o resgate dos corpos é num local extremamente inacessível, o caso acaba ficando por isso mesmo.


Depois do acidente, os passageiros sobreviventes se dão conta da situação, de que a esperança deles serem regatados num futuro próximo não mais existe. Além disso, eles começam a também observar fenômenos estranhos na ilha e entendem que se desejam sobreviver vão ter de permanecer juntos, como um grupo.


De tempo em tempo, o seriado acaba eliminando alguns personagens para dar espaço a novos. Existem vários personagens que fazem parte apenas dos “flashbacks”, outros como grupo de nativos que fazem parte dos personagens secundários recorrentes.


A primeira temporada narra o vôo 815 até sua chegada a ilha e quando os sobreviventes passam a ser ameaçado por vários mistérios, por criaturas que vagueiam pela selva e pelos habitantes da ilha conhecidos como “Os Outros”.


A segunda temporada mostra os acontecimentos após 44 dias depois da queda, onde são revelados o misterioso “Dharma Initiative” e o seu benfeitor, Hanso Foundation. Vários novos personagens são introduzidos, incluindo outros grupos sobreviventes da cauda do avião e a verdade sobre “Os Outros” começam a serem revelados.


Na terceira temporada o público fica mais elucidada sobre a Iniciativa Dharma e a sua ligação com “Os Outros", assim como vários temas recorrentes são introduzidos como o poder de clarividência por Desmond e uma possibilidade real de resgate para os sobreviventes.


Esta temporada foi de grande importância para os brasileiros, pela participação de Rodrigo Santoro nos episódios. A quarta temporada mostra um diferencial em relação às outras anteriores, possuindo um “esquema” com mais suspense e mistérios.


A narrativa muda seu foco, o que faz o público imaginar se as aventuras da próxima temporada serão boas ou ruins. O espetáculo também contou com três episódios especiais: “Lost: A Tale of Survival”, exibido em 27 de setembro de 2006; “Lost SurvivoGuide”, em 7 de fevereiro de 2007 e “Lost: The Answer”, em 17 de maio de 2007. Até o fechamento desta matéria, novos episódios da temporada de 2009 estavam chegando aos lares norte-americanos e para o resto do mundo.

 Elenco


Matthew Fox como Jack Shepard
Evangeline Lilly como Kate Austen
Dominic Monaghan como Charlie
Josh Holloway como James “Sawyer” Ford
Naveen Andrews como Sayid
Terry O´Quinn como John Locke
Daniel Dae Kim como Jin
Harold Perrineau Jr. como Michael
Yunjin Kim como Suri
Maggie Grace como Shannon
Jorge Garcia como Hurley
Malcolm David Kelley como Walt
Ian Sommerhalder como Boone Carlyle
Emilie de Ravin como Claire

Nenhum comentário:

Postar um comentário